Macacão Sapão

Worry not, fear not, enjoy a lot!

Rebobine, Por Favor

be-kind-rewindO diretor Michel Gondry entrega outro bom filme. Depois de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Que tem de esquisito o que tem de belo), ele faz uma comédia leve, descontraída e deliciosa para adoradores da sétima arte.

Rebobine, Por Favor já começa bem na escolha da dupla principal: Jack Black e Mos Def funcionam bem juntos e se encaixam como luvas nos papéis de dois “cineastas made in Paraguay“. Mike (Def) trabalha numa locadora de VHS e um dia, seu amigo Jerry (Black) num acidente esquisitíssimo, desmagnetiza e apaga todas as fitas da loja. Com o negócio já indo mal e a prefeitura ameaçando demolir o prédio, eles precisam pensar num jeito rápido de levantar uma grana. Daí vem a idéia de refilmarem, eles mesmos, os filmes apagados.

E o mais gostoso do filme é essa nostalgia  dos anos 80/90, compartilhada e homenageada por Gondry na hora de “suecar” (Sim, há um termo para refilmar filmes já existentes) clássicos daquela época como Os Caça-Fantasmas, Robocop e Conduzindo Miss Daisy. O filme ainda faz bom uso do personagem de Danny Glover (Sr. Fletcher) e sua vontade de manter o prédio da locadora como sempre foi para preservar a história do bairro como paralelo para a nostalgia, ilustrando como o antigo muitas vezes tem um lugar especial em nossos corações.

O filme ainda compartilha uma opinião que sempre defendi: filmes não têm que ser “de arte” para serem bons, não há nada de errado com o cinema industrial de qualidade. Não é porque um filme é feito para o grande público que ele é ruim, há vários “filmes-pipoca” que são sim muito bons, como os suecados deste filme.

Comédia acima da média (Eita, rimou!) que mantém o tom até nas poucas cenas dramáticas, com um roteiro fluído e atores bem inspirados fazem deste um flime que vai deixar você com um sorriso no rosto no final, pode acreditar.

8/10

Advertisements

About Bruno Passos

Nerd, geek, brasiliense, amante de cachorros e cultura pop.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 02/04/2009 by in Filmes and tagged .
%d bloggers like this: